Habeas Corpus | DEWES & PEREIRA ADVOCACIA | 41.3022-7854 Divórcio e separação, advogado especialista em divórcio em Curitiba, divórcio em cartório, guarda dos filhos, Pensão Alimentícia, usucapião familiar, inventário e testamento, dissolução da união estável, retificação de registro civil, união estável, advogado e família e Curitiba, ação de divorcio, divorcio litigioso, divorcio e separação consensual, habeas corpus, Violência doméstica, Maria da Penha, Auxílio reclusão, Furto, Roubo, Estelionato, Queixa crime, advogado criminal ou criminalista, danos morais, dpvat, acidente de transito, usucapião, despejo, reintegração de posse, contratos, indenização e inscrição INDEVIDA SERASA E SEPROC, indenização por danos estéticos, ações de indenização relacionadas aos seguintes assuntos, indenização por DANO MATERIAL, indenização por Abandono Material e Afetivo, indenização por DANO MORAL, indenização por PERDAS E DANOS, indenização por ACIDENTE e acidente de transito, indenização por MORTE, indenização por ERRO MÉDICO, indenização por DESCUMPRIMENTO CONTRATUAL, indenização por ATRASO NA ENTREGA DE IMÓVEL, indenização por MÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, indenização por COBRANÇA ABUSIVA e cobrança indevida, indenização por DESRESPEITO AO DIREITO DO CONSUMIDOR, indenização contra BANCOS, indenização contra CARTÃO DE CRÉDITO, indenização contra EMPRESA DE COBRANÇA, indenização contra CONCESSIONÁRIAS PÚBLICAS, indenização por USO NÃO AUTORIZADO DE IMAGEM, Busca e apreensão de veículos, protesto indevido, espera fila de banco, Cobrança Indevida, Danos morais e facebook, danos morais como proceder?, escritório de advocacia em Curitiba, advogado de família em Curitiba, advogado especialista em pensão alimentícia, direito de família, advogados em Curitiba, ação de divórcio, advogados em Curitiba, inventario em cartório Curitiba, exoneração de pensão alimentícia, Advogado especialista em danos morais, advogados trabalhistas em curitiba, escritorio trabalhista, advocacia trabalhista, advogado do trabalho.
  • banner01
  • banner02
  • banner03

Preencha o formulário abaixo para que um de nossos advogados entre em contato.








Habeas Corpus

O Habeas Corpus possui a finalidade de garantir o direito de locomoção com previsão legal no art . 5º, LXVIII da Constituição Federal e arts. 647 e 648 do Código de Processo Penal, o qual visa proteger o direito de ir e vir, derivados de ilegalidade ou abuso de poder, podendo também, ser utilizado em casos de ameaça a direito de forma preventiva.

São dois os tipos de habeas corpus: o habeas corpus preventivo, também conhecido como salvo-conduto, utilizado em caso de iminente ameaça a direito.  E o habeas corpus liberatório ou repressivo, quando o indivíduo já se encontra detido.

Assim, é chamada de habeas corpus à medida que visa proteger o direito do ser humano de ir e vir ou ainda que é capaz de cessar a violência e coação que indivíduos possam estar sofrendo. Tecnicamente, entende-se que este instituto é uma ação constitucional de caráter penal e de procedimento especial, isenta de custas. Não se trata de um recurso, apesar de se encontrar no mesmo capítulo destes no Código de Processo Penal.

Concluindo, o habeas corpus é destinado aos atos administrativos praticados por quaisquer agentes, independentes se são autoridades ou não, atos judiciários, e atos praticados por cidadãos. É um direito básico previsto na constituição brasileira.